Alunos de Caçapava iniciam nesta segunda-feira viagem de férias do programa Turismo do Saber

Crianças da rede pública de ensino embarcam para passeio de cinco dias no litoral;
programa é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura

Pais dos alunos e monitores do programa se reuniram para definir detalhes da viagem

Um grupo de 40 crianças da rede pública de ensino de Caçapava inicia nesta segunda-feira, dia 16, um passeio de férias de cinco dias no litoral paulista como parte do programa Turismo do Saber, uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), a Secretaria da Educação e as prefeituras.
O programa, que será realizado no período de 16 a 20 de janeiro, tem por objetivo levar alunos de escolas públicas do interior paulista para visitar o litoral do Estado, a exemplo do que ocorreu nas férias de julho, quando crianças do litoral passaram uma semana em cidades do interior. Na ocasião, Caçapava recebeu um grupo de 30 alunos da rede pública de Cubatão.
Agora, os alunos de Caçapava visitam a cidade litorânea de Mongaguá. Segundo os organizadores do projeto, a ideia é proporcionar a essas crianças o turismo pedagógico, unindo cultura, vivência social e lazer.
Os alunos de Caçapava estudam na EMEF Profª Daphne César Ghidella, na Vila Paraíso, e na EMEF Profª Zélia de Castro Marques, em Caçapava Velha. O grupo é formado por vinte meninas e vinte meninos com idade de 9 a 11 anos.
Em Caçapava, o programa é organizado pela Prefeitura por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
No total, o programa Turismo do Saber, etapa Interior na Praia, vai levar 1.280 alunos de escolas públicas de cidades do interior para o passeio de cinco dias no litoral paulista. Serão 32 delegações, cada uma composta por 40 crianças (20 meninas e 20 meninos), que vão se hospedar em escolas adaptadas nas 15 cidades litorâneas.
Além do tão esperado banho de mar, os municípios hospedeiros prepararam uma extensa programação de atividades e passeios para a criançada.
O programa oferece ônibus, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações a seus destinos.
Os quatro monitores de Caçapava são dois professores de esportes da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer; uma professora ADI e uma auxiliar de serviços gerais da Secretaria de Educação. Eles participaram de oficina de capacitação realizada pelo Cepam no último dia 4 de janeiro, em Pindamonhangaba, juntamente com representantes de outros 14 municípios do Vale do Paraíba. Nesta semana os pais dos alunos e os monitores do programa se reuniram para definir os últimos detalhes da viagem. As crianças partem na segunda-feira, às 8h30, e retornam na manhã de sexta, dia 20.

Web Designer - Click !

Visitas

Free Counter