Alunos de Caçapava passam uma semana de férias no litoral

Crianças, que estudam na rede pública de ensino, retornaram na última sexta-feira
do passeio de cinco dias a Mongaguá; viagem faz parte do programa Turismo do Saber

Após uma semana de férias no litoral paulista, cumprindo um intenso roteiro de atrações turísticas e culturais por meio do programa Turismo do Saber, o grupo de 34 alunos da rede pública de ensino de Caçapava encerrou na última sexta-feira, dia 20, sua estada na cidade de Mongaguá e retornou com muitas histórias para contar.
As crianças, de 8 a 11 anos de idade, iniciaram a viagem na última segunda-feira, dia 16, acompanhadas por um grupo de quatro monitores adultos e de um policial militar. Durante este período, elas conheceram de perto os atrativos turísticos do município do litoral sul, participando de atividades educativas e culturais.
Apesar das chuvas que atingiram a região na semana passada, o grupo garante que foi possível aproveitar a praia e realizar programas como aulas de surf, passeio ecológico e conhecer a cultura local.
A viagem faz parte de projeto realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Turismo, em parceria com o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e as prefeituras municipais.
O objetivo é proporcionar a essas crianças o turismo pedagógico, unindo cultura, lazer e vivência social, trazendo alunos de escolas públicas do litoral, que nunca viajaram nas férias escolares, para conhecer o campo, e levando crianças do interior para conhecer o litoral.
Os alunos de Caçapava estudam na EMEF Profª Daphne César Ghidella, na Vila Paraíso, e na EMEF Profª Zélia de Castro Marques, em Caçapava Velha.
Em Caçapava, o programa foi organizado pela Prefeitura por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer.
As crianças viajaram acompanhadas pelos monitores Clayton Carvalho e Júlio Nanni, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, e pelas monitoras Aparecida de Cássia Laurindo e Daniela Ramos Lopes, da Secretaria de Educação.
No total, o programa Turismo do Saber, etapa Interior na Praia, levou 1.280 alunos de escolas públicas de 32 cidades do interior para o passeio de cinco dias no litoral paulista.
Eles ficaram hospedados em escolas adaptadas nas 15 cidades litorâneas. O programa ofereceu ônibus, alimentação, material pedagógico, camisetas e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações a seus destinos.


Web Designer - Click !

Visitas

Free Counter